terça-feira, 12 de novembro de 2013

Árvores De Brasília Estão Cheias De Frutas l VetBoi

Cidade tem mais de 500 mil árvores frutíferas de todos os tipos.

Tem quem não gaste mais com suco e quem coma sobremesa direto do pé.





Nesta época do ano, quem mora em Brasília anda pela rua olhando para o alto: a capital do país é um gigantesco pomar.
Brasília tem mais de 500 mil árvores frutíferas. O Bom Dia Brasil saiu pelas ruas da cidade para mostrar que os moradores  encontram frutas sem agrotóxico e de graça por todo canto.
Um pé atrás do outro – todos carregados. O nome da rua? Avenida das Jaqueiras. Sim, é Brasília. No planejamento da cidade, o plantio de árvores já estava previsto.
Tem de todos os tipos. Em vários lugares. É Brasília vista de outro ângulo.
“Muitas vezes a mercearia está na porta de casa. É só olhar para o alto um pouquinho que a gente consegue“, diz o biólogo Luciano Milhomen.
No meio do caminho aparece pé de romã, pitanga. Logo em seguida, amora.
Brasília tem cerca de 4 milhões de árvores – 15% delas são frutíferas – e como ficam em lugares públicos, é só escolher, pegar e comer.
Quer dizer, isso quando elas estão ao alcance das mãos. Quando não estão, são colhidas na marra.
A freguesia mais assídua do gramado no Centro de Brasília é que trabalha perto. Adriano, auxiliar de serviços gerais, aproveita a hora do intervalo para correr, digamos, para o quintal. “Todo dia depois do almoço eu venho pegar a sobremesa”, afirma.
E o ano todo tem fruta nas ruas da capital do país. Agora é época de manga. São 350 mil mangueiras espalhadas por todo o Distrito Federal.
Uma moradora faz a festa. Para encher a sacola, tem uma técnica: usa um bambu para sacudir os galhos das árvores. “Sair de mão vazia não tem como”, garante.
Bruno não gasta mais com suco – vem tudo da rua. “Eu costumo pegar, fazer vários sacos e aí vou congelando em casa. Já teve épocas que eu consegui pegar, em média, uns 15 quilos de acerola”, revela.
Nos últimos cinco anos foram plantadas em Brasília 34 tipos diferentes de árvores frutíferas.
Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário