terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Controle as infestações da Mosca-dos-Chifres l VetBoi


O ciclo biológico da mosca-dos-chifres é semelhante ao de outras moscas, sendo muito rápido em condições favoráveis de temperatura e umidade. A partir do início do período chuvoso aumentam os problemas com infestação dos bovinos por mosca do chifre, porém durante todo o ano pode-se observar a presença da infestação sobre os animais, sendo menos intensa durante o período da seca.
Os maiores prejuízos de um rebanho infestado pela mosca-dos-chifres, como perda de peso e/ou ganho de peso zero e queda na produção de leite, são consequências, principalmente, do estresse provocado pela ação irritante das moscas e não, apenas determinados pela ação hematófaga. 
Outro prejuízo importante causado pela mosca do chifre se relaciona à qualidade do couro dos animais infestados, uma vez que o grande número de picadas no animal acarreta uma reação local no couro podendo torná-lo grosso e inflexível e, portanto de menor qualidade. Calcula-se que as perdas econômicas determinadas pela presença da mosca-dos-chifres nos rebanhos bovinos brasileiros são superiores a R$ 1,6 bilhões/ano.
Presença da mosca-dos-chifres parasitando bovinos (Foto: Fábio da S. Barbieri/Embrapa Rondônia)
A irritação provocada pelas picadas da mosca-dos-chifres faz com que os animais percam o interesse pela comida e não descansem, podendo determinar perda no ganho de peso de até 225 gramas por dia, e redução de cerca de 20% na produção leiteira. 

Influência dos fatores climáticos na infestação pela mosca-dos-chifres sobre os bovinos no município de Presidente Médici, RO. (Fonte:Elaborado pelos autores)

Controle

Para controlar as infestações da mosca-dos-chifres em bovinos, indicamos o Brinco Mosquicida Neocidol. Aplique em uma das orelhas, utilizando o alicate de aplicação.
o Neocidol B40 possui tecnologia de liberação constante e controlada de seu principio ativo por um período de 5 meses.
O principio ativo acumula-se no pelo do animal, formando uma camada fatal para as moscas que venham a pousar sobre o bovino, controlando até as cepas mais resistentes aos piretróides.
Segundo o laboratório, o produto não deixa resíduo na carne ou no leite e basta apenas um brinco Neocidol B40 por animal para manter o controle por 5 meses, devendo ser substituído após esse período.
Clique na imagem acima para adquirir este produto na loja virtual.
Fonte: Vallée.

Nenhum comentário:

Postar um comentário