quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Copa 2014 x Produtividade Agrícola

Com a proximidade da Copa do Mundo da FIFA 2014, o aumento na produtividade agrícola ganha destaque entre as pequenas propriedades rurais brasileiras, com isso, a mecanização surge como uma possibilidade a ser utilizada pelos empreendedores de pequenas propriedades rurais.

Com a proximidade da Copa do Mundo da FIFA 2014, o aumento na produtividade agrícola ganha destaque entre as pequenas propriedades rurais brasileiras, com isso, a mecanização surge como uma possibilidade a ser utilizada pelos empreendedores de pequenas propriedades rurais. Como exemplo desta tendência, a aquisição de maquinário agrícola tem crescido no país, e só entre abril de 2012 e abril de 2013 houve um aumento de 32,3% nas vendas.

Com os diversos programas e financiamentos, tanto governamentais como privados, os empreendedores de pequenas propriedades rurais possuem uma maior facilidade e possibilidade de adquirir os maquinários agrícolas necessários para potencializar a produção.

Entre as linhas de crédito e programas governamentais, destacam-se:

  • Pró-Trator: Programa do Governo do Estado de São Paulo, onde o produtor pode adquirir tratores a juros zero. O financiamento poderá ser pago em até 6 anos, com carência de 3 anos, e descontos de até 20% nos preços. Para conhecer mais sobre programa, basta acessar o portal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Além deste programa, o governo oferece também o Pró-Implementos, nos mesmos moldes do Pró-Trator.

  • Mais Alimentos: Linha de crédito nacional, pelo Pronaf, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que permite a modernização das propriedades familiares e que envolve desde a aquisição de maquinários até melhorias genéticas na plantação. O programa divide-se entre Produção Primária e Agroindústria, que são projetos de até R$ 500 mil e R$ 50 mil respectivamente, com juros de 2% ao ano.

  •  MPME BK Agronegócio: Linha de crédito, do BNDES Finame Agrícola, específica para pequenas propriedades rurais e que envolve aquisição de máquinas, implementos agrícolas e bens de informática e automação. Os bens devem constar no Credenciamento de Fabricantes Informatizado (CFI)
Para os empreendedores rurais de São Paulo, a Agrifam – Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural é uma ótima oportunidade para conhecer os maquinários, entender suas funcionalidades, e ainda poder contratar um financiamento. A feira ocorre entre os dias 02 e 04 de Agosto em Lençóis Paulista, região do estado de São Paulo.

Empreendedor rural, a mecanização de sua propriedade pode aumentar a produtividade para suprir a demanda gerada pela Copa do Mundo da FIFA 2014, porém, você deve avaliar com cuidado as máquinas disponíveis no mercado, as condições de financiamento, e quais benefícios elas podem trazer para sua plantação. Existem diversas linhas de financiamento para o setor, busque quais delas se encaixam melhor em sua capacidade financeira. 

Fonte: Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário