quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bovigam VS, tratamento da mastite bovina l VetBoi


BOVIGAM VS

Bovigam VS é uma suspensão intramamária de ampicilina e cloxacilina, antibióticos semi-sintéticos de amplo espectro indicados no tratamento de processos infecciosos da glândula mamária em bovinos, causados por ou associados com bactérias gram-positivas e gram negativas, Inclusive as cepas produtoras de β-lactamases.

Bovigam VS é especialmente indicado para o tratamento da vaca seca, eliminando as mastites presentes no início do período seco, e prevenindo também eventuais infecções que possam ocorrer durante esta fase. O produto pode ser usado seguramente, sem efeitos adversos para a vaca prenhe ou o feto.

Composição:

Cada seringa plástica contém:
Ampicilina sódica250 mg
Cloracilina sódica500 mg
Excipiente q.s.p4,5 g

Indicações:

Bovigam VS é especialmente indicado em mastites causadas por Staphylococcus ssp.,Streptococcus spp., Corynebacterium spp., Pasteurella spp., Clostridium spp.,Escherichia coli,Klebsiella spp., Salmonella spp., Proteus spp.

Modo de usar

Deve-se esgotar o leite do quarto da glândula mamária afetado e injetar todo o conteúdo de uma seringa através do canal do teto. Massagear suavemente o teto, de baixo para cima, para melhor distribuição do medicamento. Aplicar o produto introduzindo somente metade da cânula.

Dosagens:

Aplicar por via intramamária 1 (uma) seringa de Bovigam VS em cada quarto imediatamente após secar a vaca, independentemente ou não da presença de mastites.

Recomendações:

Antes da injeção, deve-se limpar e desinfetar rigorosamente o teto, evitando contaminar a ponta da seringa plástica. Após a administração do produto, deve-se fazer a imersão do teto em uma solução desinfetante. Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e longe do alcance de crianças.

Período de carência:

Suspender a medicação 28 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano. Observar um intervalo mínimo de 45 dias entre a aplicação do produto e a data prevista do parto. O leite das vacas tratadas somente deverá ser utilizado para consumo humano depois de 96 horas do parto. Caso o parto ocorra antes de 45 dias do último tratamento, o leite só poderá ser utilizado para consumo humano ao fim de 45 dias da última administração do produto, e concluído este período, observar mais 96 horas para a utilização do leite para consumo humano.

Contra-indicações:

Não deve ser administrado a animais com histórico de hipersensibilidade às penicilinas. Penicilinas e cefalosporinas podem causar reações de sensibilização, quando injetadas, inaladas, ingeridas ou após contato com a pele. A sensibilidade às penicilinas pode levar a reações cruzadas com cefalosporinas e vice-versa.
Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.

Interações medicamentosas:

A associação de antibióticos bactericidas com princípios ativos bacteriostáticos é contra-indicada. Tais associações podem produzir um fenômeno de antagonismo, com perda da eficiência do produto. Assim sendo, não é recomendado o uso conjunto de penicilinas e antibióticos dos grupos das tetraciclinas, macrolídeos e quimioterápicos do grupo das sulfonamidas.

Prazo de validade:

2 (dois) anos após a data de fabricação.

Apresentação:

Cartuchos com 24 seringas plásticas contendo 4,5 g do produto.


Fonte: Bayer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário