terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lançamento do selo “Criação de Aves Sob Controle” l VetBoi


O selo para a campanha educativa de esclarecimento ao consumidor sobre o sistema de criação de aves no Brasil, criado pela Sob Controle, será lançado oficialmente na Avimig, dia 25 de fevereiro, às 10h30.

Os representantes da Pif Paf, primeira empresa a aderir à campanha, e do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), estarão presentes durante o evento sobre Salmoneloses e IN 10, realizado pela Avimig (Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig), a Associação dos Colaboradores para o Fundo Privado de Emergência Sanitária para Avicultura do Estado de Minas Gerais (Funamig) e a CEVA Saúde Animal. Foram convidados o Secretário de Estado da Agricultura, representantes do Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A importância da Campanha e do selo

O propósito da campanha é o de respeitar o direito do consumidor de ter acesso a informações corretas, claras, precisas e isentas de quaisquer outros interesses que não sejam os que lhe ofereçam condições para exercer as boas práticas de consumo. Assim, o consumidor, ao reunir informações sobre o sistema produtivo de aves, terá maior segurança para fazer escolha do produto dentre as várias opções que o mercado lhe oferece, com padrões de qualidade equivalentes. É importante o consumidor saber que existem criadores e indústrias que controlam efetivamente todas as etapas de produção das aves. Eles são fornecedores que zelam pela saúde do consumidor; seus produtos são seguros, confiáveis e estão em conformidade com a legislação brasileira.

O selo “Criação de Aves Sob Controle”, instrumento utilizado com a finalidade de estabelecer um diálogo transparente entre a cadeia produtiva de aves e o consumidor, tem por objetivo dar conhecimento sobre as garantias que o setor produtivo tem condições de assegurar. Essas garantias envolvem todos os controles realizados, desde a granja até a obtenção das carnes que chegam à mesa do consumidor, como o melhoramento genético, a sanidade, a alimentação, o bem-estar animal, a sustentabilidade, a inspeção sanitária oficial pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do MAPA; Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Municipal –(SIM), boas práticas de manipulação na indústria, rastreabilidade e garantia de qualidade dos produtos.


As empresas interessadas em participar da campanha assumirão um Termo de Responsabilidade, junto à empresa Sob Controle, por meio do site www.sobcontroleconsultoria.com ou pelo e-mail contato@sobcontroleconsultoria.com. O termo estabelece as obrigações de cumprimento dos programas de autocontrole referidos no próprio selo. São esses programas que conferem credibilidade à Campanha e têm, por objetivo final, conquistar a confiança do consumidor. 

Podem participar da campanha empresas individuais ou entidades de representação de classe, setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa, segmentos de representação do consumidor e órgãos oficiais que atuam no controle de alimentos. A mobilização da sociedade em parceria com as entidades citadas permitirá amplo esclarecimento dos objetivos definidos nessa Campanha, que não se restringem apenas à informação de que na criação de aves não é permitido o uso de hormônios.


Fonte: Portal do Agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário